Icon
A+ A- Contraste

Notícias

Publicado: 21/11/2024

Celebração da Câmara aos 451 anos de Niterói.

Em celebração aos 451 anos de Niterói, a Câmara de Vereadores realiza duas exposições em homenagem à história da cidade. A exibição "Arte que revela a história. História que revela a arte", dos historiadores Dawson Nascimento Silva e Renata Aymoré Gama, professora e curadora da mostra, traz quadros entalhados em madeira por Dawson, inspirados em fotografias tiradas por Renata de fachadas de igrejas históricas locais, como a Catedral de São João Batista, a sede do Seminário São José, as igrejas da Boa Viagem, de Nossa Senhora da Conceição, São Lourenço dos Índios e de São Sebastião, em Itaipu, entre outras. Dawson é autodidata de Rio Bonito e especializou-se em arte sacra e barroca com foco em pintura e entalhe, realizando restaurações em patrimônios históricos e expondo suas obras em locais renomados como a Casa França Brasil e o Espaço Cultural Zanine Caldas.

Já a mostra organizada pelo jornalista Carlos Ruas, com projeto gráfico de Vinícius Guimarães e fotografia de Pedro Plá, é um convite à memória de Niterói, com registros de bailes de época, personalidades e demais locações de nossa cidade. Carlos Ruas, carioca, veio para Niterói em 1950, onde construiu uma consolidada carreira no jornalismo, atuando por 35 anos como repórter, publicitário, colunista e relações-públicas no jornal O Fluminense, tendo passagem em diversos outros veículos. Além de seu trabalho no ramo jornalístico, Ruas exerceu cargos de destaque na política, como chefe de cerimonial no Governo Waldenir de Bragança, além de ter desempenhado outras funções em associações e clubes locais. Com 60 anos de carreira, continua ativo como relações-públicas da Creche TAK, secretário da Associação Fluminense de Reabilitação e membro da Associação Brasileira de Imprensa desde 1962.

As exposições são abertas ao público e podem ser conferidas até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira das 10h às 17h, no Hall da Câmara.

ASCOM Câmara