CELEBRAÇÃO RELIGIOSA EM NITERÓI
Publicado: 11/11/2021
O aniversário da umbanda será mais uma vez festejado na Câmara Municipal. A religião de matriz africana completará 113 anos no próximo dia 15 de novembro e para comemorar a data será realizada uma sessão solene. Durante a festividade serão distribuídas 30 moções de aplausos e 300 menções honrosas para líderes religiosos, adeptos e pessoas que se destacam na valorização e preservação da história e cultura afro-brasileira.
A programação terá início às 14h com a apresentação do grupo de Ogan Itamura, que realizará performance artística ao despachar exú e fazer a lavagem da escadaria da Câmara. Na sequência será feita a defumação do ambiente ao som dos atabaques, seguido da execução do hino da umbanda. A programação inclui também apresentação de capoeira e dança cigana.
"O 15 de novembro se mistura com a história do Brasil, que é uma história sincrética, embora nossos sincretismos tenham sido formados por processos violentos de apagamento cultural. Os povos de matriz africana reinventam essa história celebrando esse culto religioso, que reivindicam nossos ancestrais, que cultuam nossa ancestralidade. Para mim, como uma pessoa de axé, é um privilégio, é muito simbólico que nesse momento da história seja eu a conduzir este evento. É um privilégio também homenagear os meus mais velhos, sendo [eu] uma das representações da nossa religiosidade nos espaços de poder.", comentou a vereadora Walkíria Nictheroy.
Vigora em Niterói duas relevantes leis que promovem a preservação cultural e religiosa afro-brasileira: a Lei 3.089/2014, que declarou a Umbanda Patrimônio Cultural Imaterial da cidade e a Lei 3.080/2014, que tornou o Candomblé Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói, ambas de autoria do vereador licenciado, Leonardo Giordano.
História da Umbanda
A Umbanda nasceu no dia 15 de Novembro de 1908 (oficializado no Brasil no dia 18 de Maio de 2012 pela lei federal 12.644) na Federação Espírita de Niterói, através do medium Zélio Ferdinando de Moraes. Antes do surgimento da Umbanda, já existiam os Cultos aos Orixás no Candomblé, e também falanges de pretos-velhos, caboclos, exus, pombagiras e crianças trabalhando em alguns terreiros de Candomblé, das macumbas carioca e paulista e em alguns centros espíritas kardecistas.
SERVIÇO:
EVENTO: Solenidade - Aniversário da Umbanda, 113 anos.
DATA: 15 de novembro de 2021
DIA: Segunda-feira
HORA: 14h
LOCAL: Câmara Municipal de Niterói, Plenário Brígido Tinoco
ENDEREÇO: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro.
ASCOM Câmara