Procurador do município recebe título de cidadão niteroiense

Titulo Cidadão Niteroiense ao Procurador Rafael Vieira Foto Sergio Gomes 08-11-2018 (25)

Sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (06/11) fez a entrega do Título de Cidadão Niteroiense ao procurador de Niterói, Raphael Diógenes Serafim Vieira. Presidida pelo vereador Renato Cariello (PDT), a entrega da honraria, assinada por toda a Mesa Diretora da Casa, contou à mesa principal, além de Cariello e do homenageado, com o procurador-geral do município, Carlos Raposo; o presidente da Associação dos Procuradores de Niterói, Mario Grillo; e do presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais, Cristiano Reis Giuliani.

Raphael Vieira nasceu no município de Conselheiro Lafaiete, no sudeste de Minas Gerais, em 1982. Cursou os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas, dentre elas o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas. Aprovado no vestibular do curso de Direito, da Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2002, foi o primeiro membro de sua numerosa e humilde família materna a graduar-se em um curso superior.

Para o procurador Carlos Raposo, a PGM sente-se honrada e também foi homenageada. "A vida é feita de escolhas e Niterói está orgulhosa em tê-lo em nossos quadros. O doutor Raphael poderia estar em qualquer município brasileiro, mas escolheu Niterói. Um serviço público de qualidade passa por uma Procuradoria bem preparada dando respaldo", disse o procurador-geral.

Em 2007, o homenageado lançou o seu primeiro livro: "Servidor Público Temporário: Natureza Jurídica, Regime, Contratação Irregular e a (Não) Incidência do Princípio da Primazia da Realidade de Fato sobre as Formas". Ainda na universidade, foi agraciado com o prêmio anual de "Menção Honrosa", atribuído ao melhor trabalho do Departamento de Direito, apresentado no XVI Simpósio de Iniciação Científica.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores lembrou que o trabalho de Raphael, através de seus livros publicados, foi fundamental para o conhecimento do papel, da atuação e das deficiências de todas as procuradorias municipais do Brasil. Em seu discurso de agradecimento, Raphael Vieira disse estar comovido com a honraria.

"Esse título aumenta a minha responsabilidade como profissional e, agora, como cidadão. Nossa atuação é na defesa da cidade. Sempre foi na valorização da carreira que norteei meu trabalho. Escolhi Niterói para viver e sinto-me em casa com a minha família e amigos. Busco a cidadania como prática e não como ideia", ressaltou.

Vieira atuava como Procurador-Geral do Município de Viçosa e lecionou por dois anos na Universidade de Viçosa as disciplinas de Direito Público, Administrativo, Tributário, Internacional Público, Processo Civil e Constitucional. Ao final deste ciclo de magistério, foi agraciado pelos alunos com o título de "Professor Homenageado", sendo reconhecido paraninfo de uma das suas primeiras turmas enquanto docente de Direito. Em 2012, foi aprovado em 1º lugar para o cargo de procurador do Estado de Rondônia.

Titulo Cidadão Niteroiense ao Procurador Rafael Vieira Foto Sergio Gomes 08-11-2018 (52)