Combate e prevenção ao câncer de mama na pauta da Câmara de Niterói

OUTUBRO ROSA

Mulheres vítimas de câncer
Como acontece todos os anos, a Câmara de Vereadores de Niterói está engajada no Outubro Rosa, o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. Na programação, que começa, nessa quarta, dia 3, consta palestras, depoimentos, exibição de filmes e exposição de fotos. Às 14 horas, a médica mastologista Tereza Cypreste faz palestra no Plenário Brígido Tinoco para falar sobre a doença e, principalmente, as formas de prevenção. O encontro é aberto ao público e a entrada franca. Às 19 horas, durante sessão especial, seis mulheres vítimas da doença vão dar relatos sobre como enfrentaram o tratamento e como superaram as dificuldades. Elas fazem parte da exposição de fotos A Vida é Bela, dos fotógrafos Maurício Castro e José A J Junior.

EXPOSIÇÃO "A VIDA É BELA"

No mesmo dia será aberta a exposição de fotografias "A vida é bela". Seis belas mulheres, com idade variando entre 30 e 69 anos, que foram vítimas de câncer e que estão curadas ou em tratamento, estarão na mostra de fotos. A exposição poderá ser vista, gratuitamente, até o fim do mês. Os trabalhos ficarão expostos no hall de entrada da Câmara, das 10 às 17 horas.

As mulheres retratadas tiveram a doença em diferentes fases da vida e fazem parte do projeto Cabeça Feita, coordenado por Liana Cerqueira.

- Todas têm um poder e força inacreditáveis para lidar com a doença e seus desafios. Nosso objetivo é compartilhar o amor entre as pessoas e mostrar que nada está perdido diante do câncer. Vamos distribuir lenços para mulheres que perderam seus cabelos em decorrência do tratamento contra a doença - conta Liana.

As fotografias são de Maurício Castro e José Júnior, com colaboração do Estúdio Ideia, de Derli Castro, Viviana Gerhardt e Patrícia Arraes. Os figurinos são de autoria de Richards Niterói, com apoio da UNICRED Niterói.

FILME "UMA CHANCE PARA VIVER"

Ainda como parte do Outubro Rosa, o Espaço Cinema da Câmara exibe, no dia 23, às 15 horas, no Auditório Cláudio Moacyr, no segundo andar, o filme "Uma chance para viver". A entrada é gratuita e meia hora antes do início da sessão serão distribuídas 50 senhas.

Baseado em fatos reais, o longa-metragem, dirigido por Dan Ireland, conta a história do médico Dennis Slamon, interpretado pelo ator Harry Connick Jr, que arrecada fundos para sua pesquisa e recruta voluntários para testes clínicos, trazendo esperança a milhares de pacientes.

Com 90 minutos de duração, a produção de Craig Zadan e Neil Meron, traz ainda no elenco Tammy Blanchard, Amanda Bynes, Jennifer Coolidge e Angie Harmon, entre outros. Com título original em inglês Living Proof, o drama foi rodado em 2008 nos Estados Unidos.

SOBRE O OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento internacional, cujo símbolo mundial é o laço cor de rosa. Este movimento tem por finalidade destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para possibilitar o início do tratamento o mais cedo possível. Em 2012, a empresária Silvia Calil Petrus, mesmo envolvida com o seu tratamento de câncer de mama, preocupou-se com a importância de massificar as informações sobre este tipo de câncer e foi uma das pioneiras do movimento em Niterói. Atualmente o fisioterapeuta oncológico Paulo Gonçalves coordena o movimento em Niterói.

Com o apoio de voluntários, de entidades públicas e privadas e de empresários, tal movimento foi crescendo a cada ano, sendo validado como um movimento coletivo em favor de uma causa nobre. O Outubro Rosa em Niterói atua em parceria com a Fundação Laço Rosa, uma organização sem fins lucrativos, que divulga a causa do câncer de mama e trabalha na articulação de políticas públicas para o enfrentamento da doença. Além disso, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Esse ano estão previstas diversas ações como divulgação de materiais informativos nas diversas mídias, inclusive nas redes sociais; panfletagem em locais de grande concentração de pessoas; iluminação e decoração de monumentos e prédios púbicos e privados na cor rosa; eventos em universidades e colégios; palestras; ações sociais em shoppings; e a já tradicional caminhada na Praia de Icaraí.

Mulheres vítimas de câncer 3