PMs são homenageados por ação na Ponte Rio-Niterói

HOMENAGEM A AGENTES DE SEGURANÇA

Sessão Plenária Vereador Renato Cariello  Foto Sergio Gomes  28-06-2016 (60)

A Câmara de Vereadores de Niterói realiza sessão solene, na próxima quinta-feira, dia 13, às 15 horas, em homenagem aos policiais militares que participaram no último dia 20, de uma ação na Ponte Rio-Niterói e a policiais civis, de diversas delegacias da região, que atuaram em ações no Morro do Estado. Durante o ato, serão entregues 12 moções de congratulação e aplauso por conta da operação que resultou na morte de seis criminosos e apreensão de armas de grosso calibre. A iniciativa é do vereador Renato Cariello (PDT) que preside a Comissão de Segurança Pública e Controle Urbano do Legislativo.

Serão homenageados por ato de bravura o capitão da Polícia Militar Diego Ferreira dos Santos, comandante da 3ª Companhia Destacada; o tenente Marcos Vinicius Braga da Silva; os sargentos Cosme Damião Justino e Fabiano da Silva Fernandes; e os cabos Roney de Oliveira Maciel, Marcos Aurélio de Barros Matos, Carlos Henrique Monteiro de Souza, Rodrigo Brandão Machado, Evalcir Matos de Castro Junior, George Magalhães Salles da Silva, Antônio Marcos da Silva Pereira, Gustavo Gomes Cardoso e Dyego da Costa Peixoto.

Na mesma sessão os delegados da 78ª DP (Fonseca), Henrique Marques Pereira (titular) e Camila Lourenço de Oliveira (assistente) vão receber a Medalha José Clemente Pereira. Já o delegado Gláucio Paes, titular da 76ª DP (Centro), receberá Moção de Congratulação e Aplauso. Detetives, investigadores e policiais civis de delegacias especializadas e distritais de Niterói, São Gonçalo e Maricá também receberão moções de aplauso.

A ocorrência da PM

Em 20 de agosto, nove criminosos voltavam de uma festa na Comunidade da Alma, em São Gonçalo, dirigindo um HRV Branco e um Jeep Renagade. O grupo assaltou um carro na Alameda São Boaventura, no Fonseca. Policiais militares foram informados que um bando armado fazia assaltos na região, e uma operação envolvendo um blindado e cerca de dez policiais foi montada para prender os bandidos. Os suspeitos foram interceptados na subida da Ponte Rio-Niterói, dando início a um intenso tiroteio.

O saldo foi de seis criminosos mortos, um policial ferido sem gravidade e um ônibus que saía de São Gonçalo para o Rio atingido com mais de 14 tiros. Nenhum passageiro ficou ferido gravemente, apenas com estilhaços de vidro. Quatro fuzis, duas pistolas e uma granada foram apreendidas com os marginais.

A ocorrência da Civil

Policiais de Niterói e região, em coordenação com a Central de Inteligência, realizaram a "Operação Fallout", em 08 de agosto de 2018, contra o tráfico de drogas. A ação culminou na prisão de Maykon da Silva Barcelos, conhecido como "Pelezinho" e Rodrigo Pereira da Silva, o "Rocha", ambos acusados de tráfico de drogas, roubo, homicídio e posse de um fuzil AK-47 customizado, com três carregadores, uma balança de precisão, R$ 2.8 mil em espécie e três carregadores de pistola 9 milímetros. "Destaca-se na operação, não só a prisão dos criminosos, como também a retirada de armas de circulação, reduzindo o empoderamento intimidatório da violência e a prevenção de novos atos ilícitos", ressalta o vereador Cariello.