Exposição de esculturas fica até outubro no Salão Nobre da Câmara de Niterói

expo jo 2

Foi aberta no início da noite de quarta-feira (05/09) a exposição Emoção & Movimento, com trabalhos da professora de artes plásticas Jo Grassini e seus alunos. Até 8 de outubro, 24 peças produzidas em pedra sabão, resina, cerâmica, bronze, ferro e outros materiais, poderão ser vistas, gratuitamente, de segunda à sexta-feira, entre 10 e 16 horas, no Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle da Câmara de Vereadores de Niterói, localizado no segundo andar.

A artista plástica tem mais de 30 anos de experiência e um atelier de esculturas montado no bairro de Icaraí. Nessa mostra os trabalhos são dos alunosAna Abreu, Ana Sobral, Cira Jaguá, Chris Portugal, Claire Bonnemasou, Cláudia Galindo, Fátima Nunes, Ilse Paula, KK Melo, Lúcia Romeu, Marcela Lanna e Robert Pries, que expõem seus universos artísticos particulares com esculturas delicadamente desenvolvidas aos olhares da professora.

- Durante as aulas, as emoções estão "à flor das mãos" e seus movimentos "pulsam forte" como se de fato fossem, ao invés de mãos, corações escultores de obras que vêm à realidade "em forma, relevo e vida". Os artistas querem, com suas mãos e corações, com emoção e movimento, encantar os expectadores e visitantes da Câmara – diz Jo.

A exposição, que foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira (SD), e pelo diretor de Cultura do Legislativo, Sohail Saud, contou com familiares e amigos dos escultores, funcionários e "amantes" das artes plásticas. Os trabalhos estão num dos espaços mais bonitos da Câmara de Vereadores, o Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle, que guarda lembranças do passado.

O salão nobre

Palco de grandes recepções, hoje é utilizado como local para exposições, lançamento de livros, reuniões das comissões permanentes da Casa, eventos de organizações não governamentais e saraus de poesia. Para evitar danos, deixou de ser usado como salão de festas em 1980. O espaço, que serviu como biblioteca nos tempos em que a Assembleia Legislativa do Estado ocupava o prédio, exibe pinturas de todos os presidentes da Casa desde 1947, de Newton Guerra a José Vicente Filho. Quadros de outros presidentes até o atual estão na Sala de Reuniões Vereador Carlos Magaldi, no subsolo.

Aluízio Albuquerque Silva do Valle nasceu no município de Paraíba do Sul (PB), em 1906, e morreu em Niterói, em 1988. Pintor e professor, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1909. Entrou na Escola Nacional de Belas Artes em 1927, sendo aluno de Marques Júnior, Cunha Melo, Augusto Bracet e Rodolfo Chambelland. Mais tarde passou de aluno a professor na mesma escola.

expo jo