Doação de medula óssea na Câmara de Niterói

AGOSTO LARANJA

Agosto Laranja - equipe


Com o lema "Seja cidadão e doe sua medula óssea para quem precisa", a Câmara Municipal de Niterói e a ong Davida Casa do Bom Samaritano farão uma série de atividades durante todo o mês de agosto, visando incentivar a doação de medula óssea e de cordão umbilical. O "Agosto Laranja" (cor símbolo da campanha) terá exposição, sessão solene, banco de doação, cadastramento e exibição de filme, entre as atividades. Uma sessão solene no dia 10, às 19 horas irá abrir a programação que terá, também, a Exposição "Entre no mundo da doação de medula óssea", com gráficos explicando o passo a passo para quem deseja ser um doador.

            A sessão será aberta pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, tendo à mesa o ex- vereador Bira Marques, autor de um projeto de lei voltado ao tema; a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos; a primeira dama do município, Fernanda Sixel; Cristina de Figueroa, presidente da Associação Davida Casa do Bom Samaritano; e a doutora Ilza Fellows, diretora do Complexo Hospitalar de Niterói. Durante a solenidade haverá um encontro entre receptor e doador de medula óssea e uma homenagem à jornalista Carol Barcelos, incentivadora do programa de doação de medula óssea.

            Na sexta-feira, dia 17, será instalado na Câmara um Banco de Doadores de Sangue para os que desejam fazer parte do projeto. Os interessados serão levados à Clínica de Hemoterapia de Niterói, na Praça do Rink, para coleta do material e retornam ao mesmo local em transporte cedido pela unidade de saúde. Na sexta seguinte, dia 24, entre 8 e 15 horas, o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), monta na Câmara o Banco de Cadastramento de Voluntários de Doadores de Medula.

            Fechando a programação do Agosto Laranja, o Espaço Cinema da Câmara, exibe, na terça-feira, dia 28, às 15 horas, o filme "Uma prova de amor", dirigido por Nick Cassavetes. Com Cameron Diaz, Abigail Breslin, Jason Patric, Sofia Vassilieva e Alec Baldwin no elenco, o drama conta a história de Sara (Cameron) e Brian Fitzgerald (Jason) informados que Kate (Sofia), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida.

 O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã.

O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara, no segundo andar. A entrada é franca e 50 senhas serão distribuídas meia hora antes do início da sessão.

SERVIÇO

Agosto Laranja

Dias 10 a 31 - Exposição "Entre no mundo da doação de medula óssea" – Hall de entrada – 10 às 17 horas.

Dia 10 - Sessão solene especial de abertura da campanha, promovendo o encontro de doadores – Plenário Brígido Tinoco - 19 horas.

Dia 17 - Instalação de um Banco de Doadores de Sangue – Praça João Batista no interior da Câmara – 10 às 16 horas.

Dia 24 - Banco de Cadastramento de Voluntários para Doação de Medula da Uerj – Praça João Batista - 08 às 15 horas.

Dias 27 e 28 - Espaço Cinema exibe o filme "Uma prova de amor" – Auditório Cláudio Moacyr – 10horas e 15 horas (respectivamente)

Agosto Laranja - Cristina, responsável pela ONG Davida e colaboradora
fachada camara niteroi laranja 2


Curta nossa página

Redes Sociais

     


  • Telefone:
    (21)3716-8600
  • Email:
    contato@camaraniteroi.rj.gov.br
  • Endereço:
    Av. Ernani do Amaral Peixoto nº 625 - Centro Niterói, RJ 24020-073 Brasil
  • Onde estamos