Metodologia de combate à violência em debate na Câmara de Niterói

Audiência Publica Segurança PublicaVereador Sandro Araujo   Foto Sergio Gomes  21-06-2018 (89)

Mais uma vez a Câmara de Vereadores de Niterói abre espaço ao debate em torno da segurança pública. Na noite da última quarta-feira (20 de junho), em audiência requerida, organizada e presidida pelo vereador Sandro Araújo (PPS), autoridades, pesquisadores, lideranças de classe e demais interessados no tema falaram sobre seus pontos de vista.

            Além de Sandro Araújo, formaram a mesa o professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Kant de Lima; Luís Antônio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais; o tenente-coronel Márcio Guimarães, atual comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar; e a coordenadora do Pacto Niterói pela Paz, Graça Raphael. Também participaram os vereadores Paulo Eduardo Gomes e Talíria Petrone, ambos do PSOL.

            Para o professor Kant a desigualdade de direitos entre as diversas camadas da população é fator que impulsiona a violência. "Em 1870 nosso Código Penal foi reformado e separaram a segurança pública do Direito Penal. A nossa sociedade, desde sempre, iguala deveres e não direitos. Entender a natureza e combater os preconceitos que geram conflitos é fundamental no processo da segurança. Fala-se muito em educação, o que é importante, de fato. No entanto, os que comandam a sociedade carecem mais de educação do que os comandados", disse o pesquisador de segurança. Kant atua no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC).

            O coronel Márcio Guimarães falou sobre sua experiência à frente de outros batalhões da PM e seu trabalho para reduzir a violência doméstica em Três Rios. Luís Boudens focou nos poucos resultados das investigações criminais no Brasil; e Graça Raphael mostrou como funciona o trabalho no Pacto Niterói pela Paz. O vereador Sandro Araújo, que pertence aos quadros da Polícia Federal, disse que é preciso voltar os olhos para o momento em que começa o envolvimento

            Também participaram representantes da Guarda Municipal, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Federação das Associações de Moradores de Niterói e lideranças comunitárias.

Texto Eduardo Garnier – ASCOM CMN


Foto:Sérgio Gomes

Audiência Publica Segurança Publica  Foto Sergio Gomes  21-06-2018 (50)


Audiência Publica Segurança Publica  Foto Sergio Gomes  21-06-2018 (69)

Curta nossa página

Redes Sociais

     


  • Telefone:
    (21)3716-8600
  • Email:
    contato@camaraniteroi.rj.gov.br
  • Endereço:
    Av. Ernani do Amaral Peixoto nº 625 - Centro Niterói, RJ 24020-073 Brasil
  • Onde estamos