"Gêmeos da Photographia" Exposição inédita na Câmara retrata gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos

nilde neide gemeos expo

A Câmara de Vereadores de Niterói inaugura, nesta segunda-feira, dia 11 de junho, às 18 horas, a exposição "Gêmeos da Photographia". Todas as 40 fotos são de autoria da jornalista e fotógrafa Nilbe Figueiredo, resultado de um ano de trabalho clicando gêmeos idênticos ou não. A mostra estará aberta à visitação pública, de 11 de junho a 27 de julho, no Salão Nobre do Legislativo, no segundo andar. A entrada é franca e pode ser vista entre 11 e 17 horas. A Câmara de Niterói fica na Avenida Amaral Peixoto, 665, no Centro.

Nilbe Figueiredo é aluna do Atelier da Imagem, na Urca, e graduada em fotografia pela Universidade Estácio de Sá. Com 27 anos atuando como jornalista, também trabalha com produção de ensaios fotográficos. Em sua biografia se destaca a produção do livro chamado "Projeto Gêmeos de Photographia". Atualmente ela fotografa bailarinas em preto e branco para um segundo livro.

"Existem muitos profissionais excelentes no mercado, mas fazendo a mesma coisa. Eu procurava algo novo, diferente. Uma coisa que eu pudesse produzir, dirigir e fotografar ao mesmo tempo. A vontade de fotografar gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos, registrando suas histórias de vida em um livro, nasceu de repente, numa manhã. Passei a postar parte dos ensaios nas redes sociais e, para minha surpresa, aconteceu uma avalanche de curtidas e compartilhamentos", conta Nilbe.

Apaixonada pela fotografia, tem planos de produzir alguns ensaios na Europa, especialmente em Paris e na Itália. "Além de fotografar eu conto um pouco da história deles, a cumplicidade existente entre cada um. É preciso paixão por tudo que fazemos, em fotografia não é diferente. Se o olho que está atrás da lente, não estiver em sintonia com a alma, de nada adianta a graduação, a pós ou toda experiência adquirida", ressalta a autora.

nilbe gemeos